OS TRABALHADORES DA SAÚDE PÚBLICA OU AFINS QUE QUISEREM COLABORAR COM POSTS PARA ESTE BLOG, PODEM ENVIAR OS TEXTOS QUE NÓS PUBLICAREMOS, COM NOME DO AUTOR OU ANONIMAMENTE



Seguidores


sábado, 31 de março de 2012

Saiu a pesquisa IBOPE sobre a Saúde Pública

Por Diângeli Soares

Saiu neste mês a última pesquisa da série "Retratos da Sociedade Brasileira", encomendada pela Confederação Nacional de Indústrias ao IBOPE. Desta vez, o foco da pesquisa foi a percepção dos brasileiros quanto à Saúde Pública do país e de suas cidades.
Há poucas novidades dentre os principais resultados da pesquisa: A maior parte dos brasileiros tem o SUS como único ou principal fornecedor de serviços de saúde; A utilização exclusiva de serviços de saúde privados é convênio-dependente (leia-se, ninguém mais paga consulta particular hoje em dia); As melhores avaliações quanto ao sistema de saúde vêm do Sul (onde há melhores condições econômicas) e as piores vêm do nordeste (onde há piores condições econômicas). E assim pro diante, até o final da pesquisa, incluindo os indicadores que avaliam muito mais a condição cultural dominante do que o sistema de saúde em si. Por exemplo: 82% dos brasileiros acham que o problema de verbas da saúde poderia ser resolvido combatendo-se a corrupção, enquanto que apenas 4% acham que é necessário aumentar impostos. Sem entrar no mérito específico do "sim" ou do "não" à "um novo imposto para a saúde", estes resultados indicam o pleno sucesso da propaganda política neoliberal. Nossas mazelas provêm da esfera política. O dinheiro que nos falta, nos falta porque nos roubam. A renúncia fiscal, os juros da dívida, a desvinculação das receitas, o salvamento dos bancos, nada têm a ver com o dinheiro que nos falta. E os impostos, o que dizer dos impostos, só mais um tipo de roubo. Como a esfera pública malvada maltrata a esfera particular. Pobres cidadãos! Pobre capital!

Entretanto, para além de algumas obviedades, há dados interessantes na pesquisa do IBOPE, principalmente se comparados aos de outras pesquisas, com o muito interessante estudo do IPEA de Fevereiro de 2011 (SIPS - Saúde). Fica, por exemplo, reafirmada a percepção anterior de que os piores avaliadores do SUS são os que não utilizam o serviço. Sem destrinchar o percentual de descontentes por estrato social, a pesquisa do IBOPE admite que a avaliação dentre os que consideram a saúde no país "péssima" ou "ruim" piora à medida em que aumenta a faixa de renda e o nível de escolaridade. Mais um ponto para a Globo e sua fabrica de sonhos e ilusões. Aliás, é bastante interessante observar como a avaliação vai melhorando à medida em que o "Objeto" (o SUS) é aproximado do "Sujeito" (o usuário): 61% dos entrevistados consideram a saúde pública ruim ou péssima de uma forma geral. O número cai para 54% quando os entrevistados são questionados quanto às condições de saúde nas suas cidades. Já quando convidados a avaliar o último atendimento recebido neste tal "Sistema de Saúde", 48% dos entrevistados o consideram "bom" ou "ótimo". Ou seja, apenas 52% dos entrevistados estão na faixa dos "não-muito satisfeitos" com o sistema de saúde, considerando que dentre estes 52% há de se ter espaço também para os "regulares".

O principal contraste, entretanto, está no que se refere à avaliação da Estrategia de Saúde da Família. A ESF foi apontada pelo estudo do IPEA de 2011 com o programa mais bem avaliado pela população, com 80,7% de resultados "bons" ou "muito bons". No estudo do IBOPE, entretanto, a ESF está em quinto lugar, com a observação adicional de que, ao lado das "UPAs", foi o ítem a respeito do qual mais entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Nota-se, portanto que a ESF não foi um quesito privilegiado na pesquisa CNI/IBOPE, ao contrário do estudo do IPEA que entrevistou apenas pessoas que sabiam minimamente do que estavam falando (participaram da pesquisa IPEA apenas pessoas que utilizavam os serviços da lista). Há, portanto, uma nítida inferioridade desta nova "grande pesquisa" sobre a saúde pública do Brasil, em relação à do ano passado. Pena é o alarde que este tipo de pesquisa costuma gerar, principalmente quando contratada por representantes dos "patrões". Ou alguém ai já viu pesquisa de sindicato valer mais que pesquisa do CNI?

***

Enquanto esperamos por melhores pesquisas, nos resta também trabalhar por melhores resultados.

MODIFICADO DE: http://www.circulosocialista.blog.br/2012/01/saiu-pesquisa-ibope-sobre-saude-publica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

FACEBOOK