OS TRABALHADORES DA SAÚDE PÚBLICA OU AFINS QUE QUISEREM COLABORAR COM POSTS PARA ESTE BLOG, PODEM ENVIAR OS TEXTOS QUE NÓS PUBLICAREMOS, COM NOME DO AUTOR OU ANONIMAMENTE



Seguidores


domingo, 15 de abril de 2012

Contra o corte de direitos dos trabalhadores do Instituto Emílio Ribas

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

Venho a esta tribuna manifestar nossa solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, considerado hoje o segundo melhor hospital do mundo em doenças infecciosas e parasitárias. Esses trabalhadores sofrem agora mais um ataque a seus diretos por parte do Governo de São Paulo. Desrespeitando um acordo firmado pelo SINDSAÚDE e a Secretaria de Gestão Pública, o Governador Geraldo Alckmin está cortando o adicional de insalubridade dos funcionários.

Os cortes começaram na área administrativa e agora atingem os profissionais da saúde. Nesta quinta-feira, dia 15 de março, haverá um grande ato em frente à Secretaria da Saúde em São Paulo, na expectativa de que o quadro seja revertido.

É importante explicitar que o adicional de insalubridade é um direito desses trabalhadores pelo fato de executarem atividades em locais que os colocam em contato direto e permanente com pessoas portadoras de doenças infecciosas — muitas vezes ainda não diagnosticadas, o que aumenta o risco de exposição dos trabalhadores. O Emílio Ribas recebe pacientes portadores inclusive de patologias desconhecidas, provenientes de unidades de saúde de todo o País.

Seus trabalhadores atendem pessoas com moléstias infectocontagiosas e manipulam materiais contaminados com sangue e outras secreções de pacientes. E, por se tratar de agentes biológicos, não é possível falar em limites de tolerância ou eliminar-se completamente a insalubridade decorrente desse contato. A análise do risco biológico nesses casos não é quantitativa, e sim qualitativa.

Agora, no entanto, o Emílio Ribas decidiu reduzir o adicional de insalubridade dos profissionais da saúde para o grau mínimo e, em alguns casos, cortá-lo por completo. A medida faz parte do projeto de melhoria na qualidade da gestão pública, que visa ao aumento de receitas e à redução de despesas, implementado pelo Governo Alckmin. A questão da insalubridade, no entanto, como dissemos, não é quantitativa. E, independentemente disso, há mais de 20 anos o Instituto foi classificado insalubre em seu grau máximo. Isso não mudou.

O problema é que há trabalhadores que há décadas recebem o grau máximo de insalubridade, que agora está sendo revisto pela Secretaria de Saúde. Tudo isso num quadro em que a remuneração já é extremamente rebaixada, e o Governo se dá ao luxo de cortar direitos. Para algumas pessoas, o corte do adicional pode significar uma perda de 25% de seus salários. Ou seja, estamos falando de algo muito significativo, Sras. e Srs. Deputados.

Para piorar, tal política de ajuste fiscal está combinada com medidas que apontam para a privatização do Emílio Ribas. Os trabalhadores temem que o Governo esteja enxugando os gastos do Instituto para então privatizá-lo. Vale lembrar que o primeiro passo já foi dado neste sentido, com a aprovação pelo Governo, na Assembleia Legislativa de São Paulo, do projeto que autoriza que todo hospital público reserve até 25% dos seus leitos para os planos de saúde. A institucionalização da porta dupla — em que, em uma porta, o hospital atende gratuitamente ao público geral e, na outra, aos clientes pagos — é devastadora para o SUS e representa uma violação do direito à saúde, através do atendimento diferenciado.

Enfim, Sr. Presidente, ao quadro do Emílio Ribas, que já era de condições de trabalho inadequadas, com falta de funcionários, somam-se agora o corte de direitos e as medidas privatizantes.

Manifestamos aqui então nosso mais veemente repúdio a esta política do Governo tucano de São Paulo e nossa solidariedade aos profissionais da saúde de todo o Estado. O PSOL está junto com vocês nesta luta!

Muito obrigado.

Ivan Valente – Deputado Federal PSOL/SP


Marcos Nobre da Silva says:
19 de março de 2012 at 10:57
Muito agradecido pelo apoio do nobre deputado Ivan Valente.
O governador de São Paulo (PSDB), está massacrando os trabalhadores da saúde. No Emílio Ribas estamos tensos e preocupados, pois o governo simplesmente resolveu cortar o adicional de insalubridade depois de pagar por mais de 20 anos. Necessitamos do adicional de insalubridade para sobreviver já que o salário é muito baixo.

Marcos Nobre da Silva
Oficial Administrativo do Instituto de Infectologia Emilio Ribas

FONTE: http://www.ivanvalente.com.br/blog/2012/03/contra-o-corte-de-direitos-dos-trabalhadores-do-instituto-emilio-ribas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

FACEBOOK