OS TRABALHADORES DA SAÚDE PÚBLICA OU AFINS QUE QUISEREM COLABORAR COM POSTS PARA ESTE BLOG, PODEM ENVIAR OS TEXTOS QUE NÓS PUBLICAREMOS, COM NOME DO AUTOR OU ANONIMAMENTE



Seguidores


sábado, 31 de dezembro de 2011

Doe Sangue!

Para suprir todas as necessidades, Brasil precisa de 5,7 milhões de bolsas de sangue anuais. Hoje, o número de coletas é de 3,5 milhões



Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), atualmente 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Por ano, 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas e este número já não tem sido suficiente para suprir as necessidades, como em cirurgias e transplantes de órgãos. O ideal é chegar a 5,7 milhões de doações anuais.

Para disseminar a toda população a importância da doação voluntária, a ABRASTA – Associação Brasileira de Talassemia – lança a campanha “Não perca tempo. Doe sangue e faça disso um hábito frequente”.

A talassemia é um tipo de anemia hereditária. Sua forma mais grave, a talassemia major, tem como parte do tratamento transfusões sanguíneas, a cada 20 dias em média, por toda a vida.

A vice-presidente da Associação, Cláudia Vellozo, é mãe do Danilo e Gregory, ambos portadores da doença. “Se fizer uma soma de quantas bolsas de sangue meus filhos consomem durante o ano, o número é equivalente a cerca de 2.304 doadores. No Brasil, temos 300 portadores de talassemia major, além das pessoas que precisam realizar uma transfusão de sangue por diversos outros motivos. A única maneira de acabarmos com o problema da falta de bolsas de sangue nos hemocentros brasileiros é mobilizarmos toda a população a tornar-se um doador voluntário”, disse Cláudia.

SANGUE SEGURO
Além da doação voluntária, é muito importante também que o sangue a ser transfundido seja seguro!

Uma vez comprovada mundialmente a segurança do NAT, é direito de todo cidadão receber sangue livre de contaminações, pois a saúde é garantia constitucional, inserida entre os direitos fundamentais do cidadão.

O NAT oferece uma segurança 84% maior que os outros testes quanto à contaminação pelo vírus das Hepatites "B" e "C" e é 68% mais seguro em relação à contaminação pelo vírus da AIDS (HIV)
Embora a Portaria nº 1.353, de 13/06/11, venha regulamentar a atividade hemoterápica no país, estabelecendo diretrizes para a segurança no processo, ainda não tornou obrigatória a realização do teste NAT, considerado o mais seguro para o receptor.
Em função dessa realidade a ABRALE e ABRASTA promovem o presente MANIFESTO DO NAT, esperando contar com a adesão da população e da sociedade civil organizada para que o Poder Público garanta às pessoas que dependem de transfusões o direito a uma transfusão segura.
Para assinar o Manifesto do NAT, acesse www.abrale.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

FACEBOOK