OS TRABALHADORES DA SAÚDE PÚBLICA OU AFINS QUE QUISEREM COLABORAR COM POSTS PARA ESTE BLOG, PODEM ENVIAR OS TEXTOS QUE NÓS PUBLICAREMOS, COM NOME DO AUTOR OU ANONIMAMENTE



Seguidores


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Aids | Brasil passa a integrar Rede Global em resistência do vírus HIV

Um dos problemas encontrados no tratamento da Aids é a resistência do vírus aos medicamentos existentes. Para monitorar e buscar soluções para esse desafio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) conta com a rede Global HIV Drug Resistance Network (HIVResnet). O Brasil passa a integrar a Rede, com certificação do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular da Fiocruz, e vai desenvolver ações horizontais com outros países vizinhos. Assim, o País passa a ser o primeiro da América do Sul e o segundo da América Latina credenciado na Rede. Além de atuar no monitoramento de variantes resistentes do HIV, o Laboratório pretende intensificar seu trabalho de estudo e monitoramento da resistência do vírus no Brasil.

O Laboratório foi selecionado como Centro de Referência entre cerca de 30 candidatos da América Latina. “O processo de certificação levou em consideração aspectos como a capacitação da equipe, a relevância e o volume de publicações em pesquisa clínica com o HIV, a infraestrutura e a biossegurança das instalações, além da experiência e da atuação do laboratório em redes e serviços nacionais de isolamento, caracterização, genotipagem e avaliação da resistência do vírus”, explica o coordenador do novo Serviço de Referência da OMS e pesquisador titular do Laboratório do IOC, José Carlos Fernandez.

Como Centro de Referência da OMS, o Instituto vai atuar no fortalecimento das redes de laboratórios dos outros países sul-americanos. “Seremos responsáveis por atividades como suporte e referência na identificação de casos de resistência primária do HIV, treinamento e capacitação de equipes, avaliação e adequação de laboratórios e transferência de tecnologia para sistemas de saúde dos demais países da América Latina, além de atendermos demandas diretas da OMS, como a análise da resistência de amostras referentes a populações específicas”, afirma José Carlos.
No Brasil, o novo Centro de Referência também irá intensificar sua atuação na coordenação dos esforços para o monitoramento da resistência primária do HIV aos medicamentos, aproveitando as redes já existentes no país. “É cada vez mais comum que a OMS aposte na otimização de estratégias de vigilância internacional de doenças apoiadas nas redes já existentes dentro dos países”, ressalta o coordenador do Centro. “Nosso Laboratório já participa de forma destacada da Rede Nacional de Isolamento e Caracterização do HIV e da Rede Nacional de Genotipagem do HIV, realizando, por exemplo, a contagem das células-T CD4 e quantificação da carga viral plasmática do HIV nas amostras de parte dos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), indicando a necessidade de começar ou não o uso de remédios para controlar o HIV. As atividades do Centro de Referência serão integradas na rotina dessas redes, o que vai otimizar nossa atuação”, avalia.

Fonte: Fiocruz

VIA: http://www.blog.saude.gov.br/aids-brasil-passa-a-integrar-rede-global-em-resistencia-do-virus-hiv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

FACEBOOK